Doe Sangue
Doe
Sangue

Destaque

Setembro Verde: campanha faz alerta sobre importância da doação de órgãos

06/09/2018

 

 

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deu início, nesta quarta-feira, às atividades do Setembro Verde, mês em que é realizada uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

Neste ano, a campanha realizada pelo hospital vai destacar pacientes reais que fazem hemodiálise e que aguardam na fila para um transplante de rim.

O hospital realizará diversas atividades em comemoração a data, entre elas, a iluminação da fachada que durante todo o mês ficará verde, palestras educativas em escolas, distribuição de fitinhas da consciência e o dia D, em mobilização a causa, com abordagem dos profissionais de saúde.

A Santa Casa é referência no sul do Estado em captação de órgãos e já foi eleito o hospital que mais capta órgãos por número de habitantes no Brasil. Atualmente, está em terceiro lugar em captação de órgãos no Espírito Santo.

Entre janeiro e julho de 2018, 17 órgãos foram captados (oito rins, um coração, quatro fígados e quatro córneas), um aumento de 18% comparado ao ano anterior, que no mesmo período captou 14 (cinco rins, oito córneas, um fígado).

Esse aumento pode ser atribuído à conscientização dos familiares e das campanhas anuais realizadas pelo hospital para a divulgação do assunto.

De acordo com a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodetti, o número poderia ser maior, isso porque três pacientes que tiveram morte encefálica no hospital esse ano não foram autorizados pela família para a doação.

Essas recusas, na maioria das vezes, acontecem pela família desconhecer o desejo do paciente de ser um doador ou pela demora da liberação do corpo.

“Muitos familiares ainda têm a ideia de que a captação provoca algum dano estético ao corpo, em outros casos a demora entre a cirurgia de captação e a liberação do corpo torna-se angustiante para a família que deseja diminuir a dor e o luto”.

 

Comentários


Telefone 28 2101-2121

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67
Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP 29300-150

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Vagas para deficientes

VAGAS PARA DEFICIENTES
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está com seleção para Contratação de PCD (Pessoas com Deficiência) e /ou reabilitados o INSS. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do Hospital, localizado na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 71, Centro, ou cadastra currículo pelo site. Mais informações pelo telefone 28 2102-2121.

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

Copyright © Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.