Doe Sangue
Doe
Sangue

Destaque

Saiba como o fisioterapeuta pode ajudar na recuperação e agilizar a alta de pacientes na UTI

15/05/2019

 

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) caracteriza-se pelo tratamento de indivíduos que possuem um distúrbio clínico importante e a necessidade de monitorização contínua.

O adequado tratamento é de extrema relevância e deve ser realizado pela equipe multidisciplinar. Dentre estes profissionais, o papel do fisioterapeuta se destaca por promover diretamente a evolução dessas pessoas na manutenção das funções vitais do sistema corporal, bem como na prevenção de possíveis agravos clínicos.

A fisioterapeuta Letícia Correa, atua na UTI da Santa Casa de Cachoeiro, há 6 anos e segundo a especialista, os critérios básicos para o bom funcionamento de uma UTI é a presença de um fisioterapeuta.

"A função do fisioterapeuta é essencial para ajudar na diminuição de complicações, principalmente, tratando-se da respiração, reduzindo assim o sofrimento dos pacientes. Outros fatores que ressaltam a importância da presença do fisioterapeuta é garantir a recuperação funcional desses pacientes e uma qualidade de vida pós alta da UTI, impactando também na diminuição dos custos hospitalares.”

Este profissional utiliza-se de técnicas, recursos e exercícios terapêuticos em diferentes fases do tratamento. O plano de cuidados é organizado e aplicado de acordo com as necessidades atuais dos pacientes, como o posicionamento no leito, técnicas de facilitação da remoção de secreções pulmonares, técnicas de reexpansão pulmonar, técnicas de treinamento muscular, aplicação de métodos de ventilação não invasiva e ventilação mecânica invasiva, exercícios respiratórios e musculoesqueléticos.

O principal objetivo de o fisioterapeuta intensivista é favorecer a alta desse paciente, de modo que ele tenha uma maior funcionalidade e saia o mais precocemente da Unidade de Terapia Intensiva. Sua principal missão é a reabilitação do paciente crítico, reduzindo assim a chance de possíveis complicações clínicas.

A Fisioterapia Intensiva é uma especialidade reconhecida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e pelas principais sociedades que trabalham com pacientes em Terapia Intensiva. O profissional especialista está apto a lidar com o paciente crítico, oferecendo a ele o manejo e monitorização adequada do suporte ventilatório, reabilitando os pacientes de sua limitação motora grave, através de recursos e aplicando todo seu conhecimento para melhor gestão dos cuidados.

 

Formação

Nos dias de 19 a 21 a Santa Casa promove o 4º Seminário de Fisioterapia com Enfâse em Terapia Intensiva e curso de Mobilização Precoce com o renomado fisioterapeuta Ivens Willians Silva Giacomassi. Ao longo dos anos o evento tem se destacado no Estado por trazer a região grandes nomes da área.

No ano passado, o Seminário que tem vagas limitadas, formou mais de 70 fisioterapeutas. Para mais informações sobre o evento deste ano acesse o site do hospital www.santacasacachoeiro.org.br ou entre em contato com a Direção de Ensino e Pesquisa no telefone (28) 2101-2197.

 

Comentários


Telefone 28 2101-2121

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67
Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP 29300-150

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Vagas para deficientes

VAGAS PARA DEFICIENTES
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está com seleção para Contratação de PCD (Pessoas com Deficiência) e /ou reabilitados o INSS. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do Hospital, localizado na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 71, Centro, ou cadastra currículo pelo site. Mais informações pelo telefone 28 2102-2121.

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

Copyright © Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.