Doe Sangue
Doe
Sangue
Menu

Fala, Doutor!

A coluna Fala, Doutor! é um canal entre a instituição e você.

O nosso objetivo é orienta-lo para promoção de saúde e qualidade de vida, portanto participe enviando suas dúvidas que estaremos selecionando e respondendo com o auxílio de nossos médicos especialistas.

Você sabe como é feita a refeição dos pacientes? Descubra...

Por Rachel Fassarella de Souza

 

 

 

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é o local responsável por produzir e distribuir todos os alimentos/refeições do hospital. O setor é coordenado pela nutricionista Rachel Fassarella de Souza. Segundo ela, a qualidade é o que não pode faltar! "Temos como objetivo principal atender as necessidades de nossos pacientes garantindo a assistência nutricional conforme cada caso”.

Como funciona o serviço no hospital?

Temos uma equipe de nutricionistas especializada na área clínica que faz visitas diárias a todos os pacientes internados, e através de avaliações específicas indica o tratamento dietoterápico ideal para cada um. Em conjunto com profissionais médicos, nutrólogos, farmacêuticos, enfermeiros e fonoaudiólogos formamos a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional, que está em constante formação, investindo sempre em educação continuada através de estudos de casos, revisões de artigos científicos e participações em cursos e congressos.

Como deixar aquela “comida de hospital” atrativa e saborosa para o paciente?

Um dos nossos compromissos com os pacientes é produzir uma comida que se aproxime ao máximo ao sabor de uma “comida caseira” bem saborosa. Para isso, participação, compromisso, envolvimento e dedicação são características marcantes da equipe do SND, composta por 46 funcionários, entre nutricionistas, auxiliar de escritório, cozinheiras, açougueiro, auxiliares de cozinha, copeiras e estagiários de nutrição. Todos são treinados constantemente já que a qualidade do serviço prestado é o nosso foco e para isso precisam estar em conformidade com normas da vigilância sanitária bem como ciente da importância da segurança alimentar para garantir o controle da qualidade das refeições servidas.

Como são realizadas as refeições?

As nutricionistas avaliam a necessidade de cada paciente e encaminham para o SND. Lá a nutricionista especializada na área de produção executa o pedido. Para tanto, é necessário que cada membro da equipe faça a sua parte, como em um concerto onde cada instrumento emite seu som, a refeição é produzida uma a uma. Não são apenas os pacientes que usufruem destes serviços, mas também, acompanhantes e funcionários.

Como o cardápio é pensado e realizado?

Nosso cardápio é semanal, baseado em nossas compras e doações. Servimos em média 2.000 refeições por dia, desde desjejum à ceia dos pacientes. O SND utiliza uma cozinha industrial, com equipamentos necessários para fabricação de todos os pratos, e em breve passará por uma reforma geral para melhorar ainda mais nossos serviços, tudo isto para dar o tratamento mais adequado possível. Lembrando que um paciente que tem a terapia nutricional adequada a sua necessidade, tem seu tempo de internação reduzido.

A nutrição também atende pacientes de fora?

A Santa Casa também oferece atendimento ambulatorial de nutrição para aqueles que desejam um acompanhamento regular do nutricionista. Para agendar sua consulta ligue para o Santa Casa Especialidades (2101-2185) ou faça seu agendamento pelo nosso site (www.santacasacachoeiro.org.br).

 

Eu, gestora do SND, convido vocês, em nome de toda nossa equipe, a vir nos visitar caso queiram nos conhecer um pouco melhor! Fiquem à vontade!

 

 

Rachel Fassarella de Souza

CRN07100714

Gerente de Nutrição e Dietética

 

Comentários


Telefone 28 2101-2121

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67
Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP 29300-150

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Vagas para deficientes

VAGAS PARA DEFICIENTES
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está com seleção para Contratação de PCD (Pessoas com Deficiência) e /ou reabilitados o INSS. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do Hospital, localizado na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 71, Centro, ou cadastra currículo pelo site. Mais informações pelo telefone 28 2102-2121.

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

Copyright © Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.