Doe Sangue
Doe
Sangue
Menu

Fala, Doutor!

A coluna Fala, Doutor! é um canal entre a instituição e você.

O nosso objetivo é orienta-lo para promoção de saúde e qualidade de vida, portanto participe enviando suas dúvidas que estaremos selecionando e respondendo com o auxílio de nossos médicos especialistas.

Chikungunya: O que é e como prevenir

Por Dra. Nathalia Rico Barreira Luzorio

 

 

 

A chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada dos mosquitos Aedes Aegypti - muito conhecido em nosso meio, por também ser o transmissor da dengue, zika e febre amarela - e Aedes Albopictus. Identificada pela primeira vez na Tanzânia em 1952, o nome Chikungunya deriva de uma palavra em Makonde, língua falada por um grupo local, e significa “aqueles que se dobram”, descrevendo a aparência encurvada de pessoas que sofrem com as típicas dores articulares da doença. No Brasil, vem sendo diagnosticada desde 2014, com um número crescente de casos.

Sintomas
Após ser picado por mosquito infectado, os principais sintomas desencadeados são febre alta e de início súbito acompanhada, na maioria das vezes, de dores articulares de forte intensidade. Em alguns casos com edema, podendo apresentar dores musculares, dor de cabeça, náusea, fadiga e manchas pelo corpo.

Uma vez que alguém apresente estes sintomas deve procurar por avaliação médica para diagnóstico e manejo clínico adequado, já que não há nenhum tratamento específico para a doença.

Tratamento
O tratamento clínico da Chikungunya baseia-se em fazer repouso - que é extremamente importante, pois reduz o risco de evolução para as dores articulares crônicas - beber bastante líquido, fazer compressa gelada nas articulações acometidas e usar medicações para controle da dor.

Em caso de dores é preciso consultar o médico para que seja indicada a medicação adequada. É contraindicado o uso de anti-inflamatórios devido à possibilidade de sangramentos.

Por não possuir um tratamento e não existir vacina para a doença, a dor articular crônica, muitas vezes incapacitante, pode durar por anos. Por isso, a principal medida é a prevenção.

Como prevenir
As principais formas de prevenção são: acabar com o mosquito mantendo ambientes limpos e eliminando os possíveis focos de água parada, uso de repelentes, uso de roupas que mantenham o corpo coberto e uso de mosquiteiros.
Para a Chikungunya vale o velho ditado popular: “É melhor prevenir do que remediar”.

 

Dra. Nathalia Rico Barreira Luzorio

Infectologista

 

Comentários


Telefone 28 2101-2121

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67
Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP 29300-150

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Vagas para deficientes

VAGAS PARA DEFICIENTES
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está com seleção para Contratação de PCD (Pessoas com Deficiência) e /ou reabilitados o INSS. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do Hospital, localizado na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 71, Centro, ou cadastra currículo pelo site. Mais informações pelo telefone 28 2102-2121.

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

Copyright © Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.