Doe Sangue
Doe
Sangue
Menu

Fala, Doutor!

A coluna Fala, Doutor! é um canal entre a instituição e você.

O nosso objetivo é orienta-lo para promoção de saúde e qualidade de vida, portanto participe enviando suas dúvidas que estaremos selecionando e respondendo com o auxílio de nossos médicos especialistas.

Pense Magro: Descubra quais são aqueles pensamentos que sabotam sua dieta

Por Juliana Carvalho Carreiro Cunha

 

 

 

Com a proximidade do verão, aumenta nosso desejo de perder peso e ficar magro. Normalmente queremos alguma fórmula mágica que possamos realizar sem muito esforço e sem mudarmos nada em nossa rotina.  

Como temos pressa, tentamos ser radicais e realizarmos dietas altamente restritivas, que são grandes desencadeadores de compulsão alimentar. Inúmeras vezes em nossa vida trocamos nossas emoções por comida e nesses momentos perdemos o controle. 

Para iniciarmos o processo de emagrecimento é necessário termos motivos claros e bem definidos que serão nossos aliados na formulação de pensamentos funcionais que utilizamos no enfrentamento dos pensamentos sabotadores. A reeducação alimentar precisa iniciar na mudança de pensamentos. Verifique se você tem algum desses pensamentos: 

"Não terei outra oportunidade para comer isso."

"Eu mereço, afinal meu dia foi muito difícil."

"Fez pra mim, não posso recusar."

"Não consigo fazer dieta quando estou estressado."

Os pensamentos sabotadores são vários e eles nos levam ao fracasso e a frustração. Esses dois componentes são combustíveis para a compulsão. Utilizar a comida como apoio para momentos de desequilíbrios e instabilidade emocional não auxiliará na resolução dos problemas, podendo ainda aumentar o desequilíbrio.  

Recomenda-se a reflexão e análise da situação para encontrar a melhor atitude, agir é a única forma de resolver os problemas, por isso, desconsidere a comida como refúgio, sinta-se confiante, arregace as mangas e dedique-se para resolver os conflitos. Quando percebemos que não estamos dando conta sozinho é hora de procurar ajuda profissional.

Para permanecer em dieta você deve reconhecer o seu esforço e dedicação para manter-se mais próximo de seu objetivo. Avalie-se e parabenize-se por se determinar a um propósito, por tentar emagrecer, superar os pensamentos sabotadores, por se manter firme na dieta e muito mais.  

Esse reconhecimento deve ser feito constantemente, assim você valorizará ainda mais o seu esforço. A cada refeição correta, a cada dia superado você precisa elogiar-se, não espere elogios dos outros, mas se eles acontecerem receba.  

Manter-se na dieta exige planejamento. Não tenha sua alimentação organizada apenas em sua casa. Estenda também para o trabalho e a vida social. Tenha sempre a mão seus alimentos permitidos. 

A psicoterapia é essencial nesse processo, pois ela auxilia na descoberta dos verdadeiros motivos para emagrecer, ajuda a identificar os pensamentos sabotadores e na criação dos pensamentos funcionais, além de manter o indivíduo mais estabilizado emocionalmente, controlando o stress e a ansiedade.

 

 

Juliana Carvalho Carreiro Cunha  - Psicóloga

 

Comentários


Telefone 28 2101-2121

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67
Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP 29300-150

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Vagas para deficientes

VAGAS PARA DEFICIENTES
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está com seleção para Contratação de PCD (Pessoas com Deficiência) e /ou reabilitados o INSS. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do Hospital, localizado na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 71, Centro, ou cadastra currículo pelo site. Mais informações pelo telefone 28 2102-2121.

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

Copyright © Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.