Doe Sangue
Doe
Sangue
Menu

Fala, Doutor!

A coluna Fala, Doutor! é um canal entre a instituição e você.

O nosso objetivo é orienta-lo para promoção de saúde e qualidade de vida, portanto participe enviando suas dúvidas que estaremos selecionando e respondendo com o auxílio de nossos médicos especialistas.

Saúde dos rins para todos

Por Nutricionista Luisa Soncin Xavier

 

 

 

A Insuficiência Renal Crônica que é a perda lenta e gradual das funções renais está crescendo cada dia mais no Brasil. Como forma de prevenção é fundamental que se conheça os fatores de riscos da doença, para evitá-la ou tratá-la.

Hoje os principais fatores de risco são a Hipertensão Arterial, o Diabetes Mellitus e a obesidade. Pesquisas apontam que entre 2015 a 2040, no Brasil, estima-se que a diabetes cresça 14,3 a 23,3 milhões.

A campanha desse ano da Sociedade Brasileira de Nefrologia aborda a SAÚDE DOS RINS PARA TODOS, e uma boa alimentação é um dos principais fatores para cuidarmos bem dos nossos rins.

Em primeiro lugar precisamos ter hábitos alimentares saudáveis, algumas mudanças em nossa rotina alimentar já contribuem para isto, devemos aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, incluir alimentos com maior quantidade de fibras como os carboidratos complexos (arroz, macarrão e pães integrais), carnes magras, aumentar a ingestão hídrica, de água, sucos e chás de baixas calorias e por último mais não menos importante exercitar-se, incluir atividade física em sua rotina diária no mínimo 3 vezes na semana.

Por outro lado, precisamos diminuir o consumo de carboidratos simples (pães, bolos, biscoitos), gorduras, alimentos processados e embutidos, como carnes gordas, frituras, molhos com maionese, bacon, presuntos, salsichas, linguiças e mortadelas. É preciso também estar atento em relação à quantidade de açúcar, corantes artificiais e conservantes na composição dos alimentos industrializados, para não abusarmos.

A qualidade do alimento ingerido é fundamental. Não adianta simplesmente comer. É preciso alimentar-se corretamente, fornecendo ao organismo os nutrientes necessários para seu perfeito funcionamento, sem carências ou exageros.

 

Luisa Soncin Xavier

Nutricionista

 

Comentários


Telefone 28 2101-2121

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67
Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP 29300-150

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Vagas para deficientes

VAGAS PARA DEFICIENTES
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está com seleção para Contratação de PCD (Pessoas com Deficiência) e /ou reabilitados o INSS. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do Hospital, localizado na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 71, Centro, ou cadastra currículo pelo site. Mais informações pelo telefone 28 2102-2121.

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

Copyright © Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.