Doe Sangue
Doe
Sangue
Menu

Teste do Olhinho

O “Teste do Olhinho” é o mais importante teste de triagem visual que tem como objetivo identificar alterações na transparência das estruturas oculares. É capaz de identificar as principais causas de cegueira na infância. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica estima que, de cada cem crianças nascidas, uma tem catarata, que se for cuidada a tempo pode evitar a cegueira.

 

O exame deve ser realizado de rotina em todo recém-nascido nos primeiros 30 dias de vida. Pode ser feito no berçário, na sala de parto, ou no consultório, pelo médico, em especial pelo pediatra, neonatologista ou oftalmologista, se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento.

 

Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, vai encaminhar a criança para avaliação do oftalmologista. O teste do Olhinho é um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê.  Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

 

A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas , cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

 

Telefone 28 2101-2121

 

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67

Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES

CEP 29300-150

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

 

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

 

Copyright © 2017 Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.