Doe Sangue
Doe
Sangue
Menu

Teste da Orelhinha

A triagem auditiva neonatal, é um programa de avaliação da audição em recém nascidos, esse programa é eficaz no sentindo de prevenção e cuidados auditivos sendo indicada por instituições do mundo todo para diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos.  A Técnica utilizada é a de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs).

 

Orienta-se à realizar o teste, nos primeiros meses de vida do bebê (3 meses), detectando perdas precoces que possam influenciar no aprendizado da linguagem. O exame consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno através de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do bebê. O tempo de duração varia entre 5 e 10 minutos o exame é indolor, com a colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido.

 

A criança aprende a falar ouvindo. Quando o bebê escuta a voz da mãe ele aprende sobre o mundo e a se comunicar. Os bebês que nascem com problemas de audição necessitam de ajuda especializada ainda no primeiro ano de vida, minimizando assim prejuízos no desenvolvimento da linguagem e da fala.

 

Os fatores de risco para a surdez do bebê de 0 a 28 dias:

 

História familiar: ter outros casos de surdez na família.

Infecção intra – uterina provocada por citomegalovírus, rubéola, sífilis, herpes genital ou toxoplasmose.

Baixo peso.

Hiperbilirrubinemia: doença que ocorre 24 horas depois do parto. O bebê fica todo amarelo por causa do aumento de um substância chamada bilirrubina.

Medicações ototóxicas.

Síndromes neurológicas: Síndrome de Down ou de Waldemburg, entre outros.

Telefone 28 2101-2121

 

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67

Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES

CEP 29300-150

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

 

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

 

Copyright © 2017 Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.