Doe Sangue
Doe
Sangue
Menu

Teste do Pezinho

O teste do pezinho é um exame laboratorial simples, conhecido também como exame de triagem neonatal, e tem por objetivo o diagnóstico precoce e prevenção de doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê se não forem tratadas antes mesmo do aparecimento dos sintomas, como por exemplo a deficiência intelectual (retardo mental). O diagnóstico precoce oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando a deficiência mental. A deficiência uma vez presente no corpo, já não pode ser curada. Existem três tipos de teste: Básico, Ampliado e Plus.

 

O teste é feito de forma simples, o bebê leva uma picadinha no calcanhar, pois é um lugar com muitas ramificações de vasos sanguíneos o que permite a coleta bem rápida. O bebê chora por ser uma sensação nova para ele. O ideal para ser realizado o teste é aguardar o prazo de 48 horas após o seu nascimento, pois se for realizado antes desse período poderá haver influência do metabolismo da mãe nos resultados. No Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Triagem Neonatal é gratuito. O teste cobre identificação de quatro doenças.

 

Não basta só fazer o exame, é essencial buscar o resultado e levar ao pediatra para avaliar, porque o resultado normal, mesmo no teste ampliado não afasta a possibilidade de doenças neurológicas genéticas ou adquiridas como por exemplo, o teste do pezinho não diagnostica a Síndrome de Down. O teste do pezinho convencional é obrigatório e gratuito. E esse é um direito que o seu filho nasce com ele.

 

Telefone 28 2101-2121

 

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67

Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES

CEP 29300-150

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

 

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

 

Copyright © 2017 Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.