Doe Sangue
Doe
Sangue

Santa Casa Cachoeiro

Comissões

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa foi pioneira no Estado e uma das primeiras no Brasil. Para manter um bom indicador de qualidade executa importantes atividades, dentre estas podemos detacar: o aperfeiçoamento constante com a aquisição de artigos científicos recentes, monitoramento dos protocolos de cuidados pré e pós cirúrgicos, vigilância epidemiológica de doenças de notificação compulsória, elaboração dos relatórios de infecção hospitalar, notificação dos acidentes com material biológico, elaboração da campanha de higienização das mãos, aplicação dos indicadores de processo de higienização das mãos e de inserção de cateter venoso central, revisão dos processos de limpeza e esterilização dos instrumentais cirúrgicos, acompanhamento e avaliação das feridas, entre outros.

O criterioso trabalho desenvolvido pela Comissão de SCIH concedeu à Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro em 1990, o título de Hospital Padrão em Controle de Infecção hospitalar, entregue pelo Ministério da Saúde a somente três hospitais em todo Brasil.

Prevenção de Acidentes

De acordo com a NR5 – Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), tem como objetivo a prevenção de doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador. Na Santa Casa essa comissão tem um trabalho ativo no desenvolvimento de ações para prevenção de acidentes.

Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

O trabalho de conscientização para captação de órgãos e tecidos desenvolvido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa é destaque em todo o Estado do Espírito Santo. A eficácia das ações deve-se ao empenho de uma equipe multidisciplinar, as constantes campanhas de conscientização voltadas para população sul capixaba, palestras de orientação a professores, orientadores e pedagogos com o objetivo de incluir o tema doação de órgãos na grade curricular das escolas municipais, mini cursos em eventos Estaduais, além de ter membros presentes em importantes formações realizadas em hospitais referência em todo Brasil.

Farmácia e Terapia

A Comissão de Farmácia e Terapêutica tem como objetivo formular e implementar políticas institucionais relacionadas com seleção, prescrição e uso racional de medicamentos, em um processo dinâmico, participativo, multiprofissional e multidisciplinar, para assegurar um tratamento terapêutico eficaz e seguro e melhorar a qualidade da assistência prestada à saúde.

Dentre os projetos desenvolvidos pela Comissão está a formulação do Manual Farmacotêrapeutico, que é um guia de medicamentos separados por classe farmacológica que contém também informações sobre materiais médico hospitalar e procedimentos clínicos adotados pela instituição.

Ética Médica

A Comissão de Ética Médica que existe desde 1990 é eleita pelo corpo clínico para investigar as condutas médicas realizadas na instituição. Tem por atribuição julgar e disciplinar a classe médica nos aspectos referentes ao exercício profissional, cabendo-lhes trabalhar e zelar pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente.

Ética de Enfermagem

A Comissão de Ética de Enfermagem foi instituída na Santa Casa em 2009, sendo a primeira a ser implantada no Sul do Estado, o objetivo de fortalecer o componente ético na prática de enfermagem, divulgar o Código de Ética, fiscalizar as práticas das ações de enfermagem, trazer o COREN – ES para dentro da instituição e promover ações preventivas quanto as intercorrências e conflitos éticos. Esta comissão realiza reuniões mensais dirigidas pela chapa eleita composta por representantes de cada classe da enfermagem sendo ele Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Grupo de Humanização

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) existe desde 2003, sendo fundada junto com a Política Nacional de Humanização do SUS que intervém nas práticas diárias do hospital, através de projetos e ações que visam disseminar ainda mais os conceitos e diretrizes junto aos pacientes da instituição.

Na Santa Casa, o grupo sempre contou com uma equipe ativa no desenvolvimento de atividades que visam promover melhoras no tratamento do paciente e no acolhimento do mesmo e de seus familiares.

Entre os projetos desenvolvidos durante o ano estão:

Coral de funcionários
Cineclube nas Enfermarias
Natal Humano
Jardim Terapêutico
Projeto de reciclagem
Ação Social Santa Casa
Memória de datas festivas
Oficina de humanização
Campanhas educativas

Revisão de óbitos

A comissão de revisão de óbitos é formada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e funcionários do setor administrativo, e tendo como meta traçar o perfil da mortalidade hospitalar através da investigação dos óbitos, fornecendo instrumentos de avaliação de qualidade para os administradores da entidade. Para a realização da investigação dos óbitos a comissão avalia todos os documentos pertinentes presentes no prontuário do paciente, como as anotações médicas e de enfermagem, os resultados dos exames, as declarações de óbitos e demais documentos necessários.

Através dos resultados das avaliações realizadas por esta comissão é possível que sejam adotadas medidas necessárias visando à redução do número de óbitos hospitalares.

Gerenciamento de Resíduos

O descarte incorreto dos itens provenientes da assistência, geram forte impacto a população, portanto gerenciar os resíduos hospitalares é de grande importância. A Comissão de Gerenciamento de Resíduos foi criada para desenvolver ações que permitem melhorar a organização dos residuos e gerar segurança no manuseio dos mesmos, além de trabalhar a preservação do meio ambiente e a saúde dos colaboradores.

Núcleo de Segurança do Paciente

Segundo a RDC Nº 36/2013, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implantação de ações voltadas a segurança do paciente, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde.

Realizando um trabalho preventivo é possível evitar lesões, quedas, óbito ou prolongamento do tempo de internação.

 

Telefone 28 2101-2121

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67
Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP 29300-150

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Vagas para deficientes

VAGAS PARA DEFICIENTES
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está com seleção para Contratação de PCD (Pessoas com Deficiência) e /ou reabilitados o INSS. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do Hospital, localizado na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 71, Centro, ou cadastra currículo pelo site. Mais informações pelo telefone 28 2102-2121.

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

Copyright © Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.