Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Destaque | 21/09/2021

Bispo faz apelo para conscientização da doação de órgãos

 

 

O bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim e presidente da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa, fez um apelo para que as pessoas se conscientizem sobre a importância da doação de órgãos.

Segundo ele, a igreja é favorável à doação de órgãos, já que a igreja defende sempre a vida. "Se pudermos ao final da nossa vida salvar outras vidas, isso é maravilhoso", afirmou.

Dom Luiz contou que teve uma experiência desse gesto de solidariedade quando uma das suas irmãs faleceu vítima de um aneurisma.

"Ela sempre dizia para o esposo e os dois filhos que queria ser doadora. E nós ficamos felizes porque ela continua vivendo de certa forma na vida de outras pessoas", contou.

Diante dessa experiência, o bispo reforça a necessidade dos interessados em ser doadores de conversar com os parentes, já que somente eles podem autorizar a doação.

"Se alguém tem o desejo de doar, diga aos seus familiares porque eles vão lembrar disso. Foi assim com a minha família. Eles lembraram e puderam ajudar outras pessoas", afirmou.

Setembro Verde

Para incentivar a doação de órgãos, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro vai realizar diversas ações durante o mês. A iniciativa faz parte da programação do Setembro Verde.

Entre as atividades, haverá divulgação da importância da doação de órgãos nas redes sociais. Os vídeos serão divulgados por blogueiros e digitais influencers da região.

Além disso, funcionários da instituição vão usar camisas alusivas à campanha com o objetivo de incentivar esse gesto de solidariedade que salva vidas.

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Santa Casa vai realizar uma ação educativa na tenda montada no pátio do hospital, além de uma missa em homenagem às pessoas que fizeram a doação.