Doe Sangue
Doe
Sangue
×

Busca

Pergunte ao Especialista

Dia Mundial do Rim: saiba o que causa e como evitar a doença renal

Por Dr. Sérgio Damião SantAnna Moraes
11.03.2021

 


Nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia Mundial do Rim, mas o que muitos desconhecem é que a doença renal crônica atinge homens e mulheres no mundo todo.

No entanto, o médico nefrologista da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro Sérgio Damião explica que ela não tem cura, mas é possível evitá-la tomando alguns cuidados.

Segundo ele, a Hipertensão e diabetes são as duas principais causas, que podem evoluir silenciosamente e levarem a doença renal sem que a pessoa apresente nenhum sintoma.

“Quando a doença renal já está instalada não existe cura e sim o controle da evolução.  Não existe predileção de sexo. O mais importante é a prevenção: controle do diabetes, pressão arterial, peso. E evitar os remédios tóxicos para os rins como antinflamatorios”, explicou.

O especialista revela ainda que embora muitas vezes silenciosa, é possível ficar atentos a alguns possíveis sintomas da doença.

“É importante lembrar que a doença renal crônica, na maioria das vezes, é sem dor, por isso, geralmente, silenciosa. No entanto é preciso ficar alerta para alguns sintomas como palidez cutânea e urina com muita espuma”.

A melhor orientação nesses casos é buscar ajuda de um profissional médico que saberá fazer as devidas indicações.

“Na dúvida, se tem a doença renal ou não, é  fazer o exame de sangue e dosar a ureia e creatinina (os marcadores sanguíneos da doença renal)”.

 de brindes e realização de exames de eletrocardiograma.

 

 

Comentários


Dr. Sérgio Damião SantAnna Moraes

Dr. Sérgio Damião SantAnna Moraes

Nefrologista do Setor de Hemodiálise da Santa Casa

O que você gostaria de saber?

Preencha o formulário abaixo e nos envie suas dúvidas que o especialista responde.

Telefone 28 2101-2121

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67
Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP 29300-150

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Vagas para deficientes

VAGAS PARA DEFICIENTES
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está com seleção para Contratação de PCD (Pessoas com Deficiência) e /ou reabilitados o INSS. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do Hospital, localizado na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67, Centro, ou cadastra currículo pelo site. Mais informações pelo telefone 28 2102-2121.

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

Copyright © Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.