Doe Sangue
Doe
Sangue
×

Busca

Pergunte ao Especialista

Nutricionista ensina forma correta de armazenar alimentos

Por Letícia Bolzan Cabral
10.06.2021

 

É muito comum em casa as pessoas guardarem os alimentos sem os cuidados necessários. Com isso, além de perderem os nutrientes, muitos acabam se estragando com facilidade.

Para evitar que isso aconteça, a nutricionista Letícia Bolzan Cabral ensina alguns cuidados simples para evitar o desperdício e garantir a qualidade dos alimentos.

A primeira delas é guardar separadamente frutas e verduras. Com isso, é possível garantir  suas texturas e propriedades de sabor.

“Além disso, algumas frutas como maçã, pera ou abacate emitem o gás etileno, uma substância que acelera o processo de amadurecimento. Por outro lado, se você quiser acelerá-lo basta colocá-las próximas às frutas verdes”, ensinou.

Outra dica é que muitos alimentos têm suas propriedades melhores conservadas quando são mantidos em temperatura ambiete. “Melão, batata, alho ou banana, por exemplo, devem ficar na fora da geladeira”.

Em relação as folhas, antes de guardá-las é importante retirar a água acumulada nelas após a lavagem.

“Orienta-se guardar os folhosos em recepientes secos e colocando entre eles uma folha de papel toalha”.

Alimentos que não forem utilizados a curto prazo devem ser congelados para manter sua durabilidade. “Frutas, por exemplo, devem ser cortadas em pedaços para posteriormente serem consumidas em sucos ou vitaminas”.

Muitos legumes também podem ser congelados. Para isso é usado uma técnica conhecida como “branqueamento”.

“Você pode cozinhá-los até que fique “al dente”. Em seguida mergulhe eles em um recipiente com água e gelo para dar um choque térmico até que fiquem frios. Depois disso, basta guardá-los em potes ou sacos plásticos e congelar”.

A nutricionista recomenda ainda que os melhores recipientes para armazenamento são os de vidro. “São os que garantem as propriedades dos alimentos, mantendo sua textura, cor e sabor”.

 

 

Comentários


Letícia Bolzan Cabral

Letícia Bolzan Cabral

Nutricionista CRN 10101452

O que você gostaria de saber?

Preencha o formulário abaixo e nos envie suas dúvidas que o especialista responde.

Telefone 28 2101-2121

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67
Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP 29300-150

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Vagas para deficientes

VAGAS PARA DEFICIENTES
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está com seleção para Contratação de PCD (Pessoas com Deficiência) e /ou reabilitados o INSS. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do Hospital, localizado na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67, Centro, ou cadastra currículo pelo site. Mais informações pelo telefone 28 2102-2121.

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

Copyright © Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.